Acerca da Artista (About Artist) Helena Canotilho, nasceu na cidade do Porto em 1950. Licenciou-se em Artes Plásticas / Pintura, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1985. É Professora Adjunta de nomeação definitiva na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, onde é responsável pelas cadeiras de Pintura dos cursos de formação artística, desde 1991. Expõe regularmente Pintura desde 1973.
... Curiosamente, estas personagens, transformadas em arquétipos pela arte e técnica de Helena Canotilho, carregam uma ruralidade positiva, de encanto assumido, em que os modelos expõem e abrem a alma, remetendo-nos para um mundo mítico onde reina a harmonia e a empatia e a conflitualidade não desponta. É gente feliz, com alma e história. Os outros dois retratos são de contexto urbano. Aqui, os retratados a corpo inteiro estão caracterizados pela solidão e isolamento, vítimas de um mundo que já desistiram de compreender: o pedinte suporta o peso da miséria e da pobreza partilhadas em magro alimento com o rafeiro amigo, único depositário da afectividade possível; o velho reformado ensimesmou-se no vazio do banco e do mundo, sem esperança nem motivação, em desconsolado e final torpor acentuado pela aridez da paisagem e pela paleta utilizada e, ainda, pelo peso dantesco das três colombinas figuras, de escala invertida à maneira de Bosch, que (o) esperam. João Manuel Neto Jacob (Crítico de Arte e Director do Museu Abade de Baçal)
|
|
Contacto / contact: Maria Helena Pires César Canotilho Rua Rocha Louza, lote 12 - 5300 Bragança / Portugal telm. 00351 964460240 helenacanotilho@ipb.pt
|