Voltar
   

 

INFORMAÇÃO

 

 

 

Dissertação Apresentada em Maio 2002 (pdf)

Ensino da Língua Gestual Assistido por Personagens 3D Virtuais

 

PlugIn 3D

 

O Computador deverá contar com um browser, de preferência o Internet Explorer. Deverá ser instalado primeiro o plug-in do Pulse3D (Player), através do Ficheiro “Player.exe” , escolhendo na opção de instalação “Setup Type” o tipo “Custom” e seleccionando somente o Player para instalação.

 

PLUG-IN

 

Enquadramento

As questões de acessibilidade na utilização de interfaces nos meios informáticos, por parte das pessoas com certas necessidades especiais, têm vindo a tomar relevância especial de algum tempo a esta parte, com a formação de uma opinião pública cada vez mais consciente do tipo de problemas associados a esta problemática.

Um exemplo recente foi a primeira petição realizada em Portugal através da Internet, dirigida à Assembleia da República, que teve como objectivo a apresentação de um conjunto de propostas a serem transpostas para a lei Portuguesa e que passaram a definir um conjunto de regras, para os organismos públicos, a aplicar na construção de interfaces e sites na Web, e que passam a ser recomendadas também as empresas, organizações e público em geral.

No debate público sobre o processamento computacional da língua portuguesa em 8 de Junho de 1999 no Forum Picoas, mais de uma centena de pessoas interessadas no futuro do processamento computacional da nossa Língua reuniram e foi evidenciado e feito um chamado de atenção para a situação precária das pessoas surdas na sociedade portuguesa, relatando, por um lado, o ensino deficiente na área, e explicando que, em sentido estrito, não existe uma comunidade linguística em Língua Gestual Portuguesa por serem demasiado poucos os "falantes". Daí ser absolutamente necessário, para evitar a exclusão social destes cidadãos, investir em apoio tecnológico para ensinar o português escrito aos surdos e a Língua Gestual Portuguesa aos que o não são.

Objectivos

Pretende-se com esta dissertação implementar um sistema de apoio à língua gestual Portuguesa, virado sobretudo para o ensino a crianças e adolescentes surdas que se iniciam nesta língua. Este tipo de aplicação não se poderá resumir à comunidade surda, o objectivo é também dar a conhecer esta língua aos ouvintes, pois para uma comunicação entre surdos e não surdos é necessário um esforço também dos segundos. O sistema contará com as potencialidades multimédia da Internet, com a apresentação de ambientes gráficos tridimensionais com personagens virtuais. A aplicação será proposta através de quatro directrizes principais:

·1- Construtor 3D –     Será a componente mais ambiciosa de toda a aplicação. Em  geral permitirá a construção de gestos completos de LGP. Uma página Web interactiva será proposta com um modelo completo 3D de um humanóide, e mãos adicionais (direita e esquerda). Assim sendo, o utilizador comporá os gestos com a ajuda de manipuladores tridimensionais, rotações e translações dos modelos, que após a sua composição serão associados a palavras, letras ou números em língua gestual, para numa fase futura, serem armazenados numa base de dados. 

2- Abecedário 3D –  Serão construídas animações 3D realistas para todas as letras do abecedário LGP, com a possibilidade de visualizar a animação de vários pontos de vista. Assim  sendo, e a partir do modelo do braço e mão de um humanóide 3D, serão armazenadas as animações de todas as letras, e apresentadas numa página Web, permitindo assim a aprendizagem ou aperfeiçoamento de gestos da língua gestual. Pretende ser uma animação bastante perfeita com modelos e cinemática proporcionada por aplicações externas.

3 - Animações Vídeo – À imagem do que acontece com tantos sites, animações vídeo serão adicionados para descrever gestos em LGP. Mas as animações serão construídas a partir de modelos 3D animados e não a partir de imagens reais. Serão numa primeira fase animados somente os verbos.

·4-  Gestuário 2D –     Imagens 2D serão apresentadas a partir do Ggestuário [3]  e associadas a um texto explicativo sobre a posição dos dedos e mãos. Será também associada uma chamada de atenção para possíveis confusões ou erros com gestos semelhantes.

Resumo

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) debate-se com um nível de divulgação demasiado baixo, tanto entre a comunidade surda como na comunidade ouvinte. A comunicação por parte de um surdo, para ser eficaz, envolve o conhecimento da LGP, não só da parte do emissor como também do receptor. 

É também fundamental que ambos falem a mesma língua gestual. Devido à falta de informação, ou falta de disponibilização da mesma, é frequente verificar-se que, na prática, pessoas de regiões distintas, utilizam gestos diferentes para as mesmas palavras, sem que cada um entenda a variação do seu vizinho.

É nesta babilónia, em termos linguísticos, que os surdos actualmente vivem. Sendo a comunicação um factor crucial para a aprendizagem, torna-se fundamental explorar todas as formas possíveis para fazer chegar a LGP ao maior número de pessoas.

O trabalho apresentado, debruça-se sobre a utilização das novas tecnologias para divulgação e ensino da língua gestual. Embora exista um consenso sobre a necessidade de intervenção humana no ensino de uma língua gestual, também é verdade que não há contestação em relação ao valor acrescentado que as novas tecnologias representam como material complementar desse ensino.

Nesta tese é dado um especial ênfase às tecnologias que utilizam imagens sintetizadas e/ou modelos baseados em gráficos tridimensionais para produzir gestualistas virtuais.