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INFORMAÇÃO |
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Dissertação Apresentada em Maio 2002 (pdf) Ensino da Língua Gestual Assistido por Personagens 3D Virtuais PlugIn 3D O Computador deverá
contar com um browser, de preferência o Internet Explorer. Deverá ser
instalado primeiro o plug-in do Pulse3D (Player), através do Ficheiro “Player.exe” , escolhendo na opção de instalação “Setup
Type” o tipo “Custom” e seleccionando
somente o Player para instalação. Enquadramento As questões de acessibilidade na utilização de interfaces nos meios informáticos, por parte das pessoas com certas necessidades especiais, têm vindo a tomar relevância especial de algum tempo a esta parte, com a formação de uma opinião pública cada vez mais consciente do tipo de problemas associados a esta problemática. Um exemplo recente foi a primeira petição realizada em Portugal através da Internet, dirigida à Assembleia da República, que teve como objectivo a apresentação de um conjunto de propostas a serem transpostas para a lei Portuguesa e que passaram a definir um conjunto de regras, para os organismos públicos, a aplicar na construção de interfaces e sites na Web, e que passam a ser recomendadas também as empresas, organizações e público em geral. No debate
público sobre o processamento computacional da língua portuguesa em 8 de
Junho de 1999 no Forum Picoas, mais de uma centena
de pessoas interessadas no futuro do processamento computacional da nossa
Língua reuniram e foi evidenciado e feito um chamado de atenção para a
situação precária das pessoas surdas na sociedade portuguesa, relatando, por
um lado, o ensino deficiente na área, e explicando que, em sentido estrito,
não existe uma comunidade linguística Objectivos Pretende-se com esta dissertação implementar um sistema de apoio à língua gestual Portuguesa, virado sobretudo para o ensino a crianças e adolescentes surdas que se iniciam nesta língua. Este tipo de aplicação não se poderá resumir à comunidade surda, o objectivo é também dar a conhecer esta língua aos ouvintes, pois para uma comunicação entre surdos e não surdos é necessário um esforço também dos segundos. O sistema contará com as potencialidades multimédia da Internet, com a apresentação de ambientes gráficos tridimensionais com personagens virtuais. A aplicação será proposta através de quatro directrizes principais:
2- Abecedário 3D – Serão construídas animações 3D realistas para todas as letras do abecedário LGP, com a possibilidade de visualizar a animação de vários pontos de vista. Assim sendo, e a partir do modelo do braço e mão de um humanóide 3D, serão armazenadas as animações de todas as letras, e apresentadas numa página Web, permitindo assim a aprendizagem ou aperfeiçoamento de gestos da língua gestual. Pretende ser uma animação bastante perfeita com modelos e cinemática proporcionada por aplicações externas. 3 - Animações Vídeo – À imagem do que acontece com tantos sites,
animações vídeo serão adicionados para descrever gestos
Resumo A Língua Gestual Portuguesa (LGP) debate-se com um nível de divulgação demasiado baixo, tanto entre a comunidade surda como na comunidade ouvinte. A comunicação por parte de um surdo, para ser eficaz, envolve o conhecimento da LGP, não só da parte do emissor como também do receptor. É também fundamental que ambos falem a mesma língua gestual. Devido à falta de informação, ou falta de disponibilização da mesma, é frequente verificar-se que, na prática, pessoas de regiões distintas, utilizam gestos diferentes para as mesmas palavras, sem que cada um entenda a variação do seu vizinho. É nesta babilónia, em termos linguísticos, que os surdos actualmente vivem. Sendo a comunicação um factor crucial para a aprendizagem, torna-se fundamental explorar todas as formas possíveis para fazer chegar a LGP ao maior número de pessoas. O trabalho apresentado, debruça-se sobre a utilização das novas tecnologias para divulgação e ensino da língua gestual. Embora exista um consenso sobre a necessidade de intervenção humana no ensino de uma língua gestual, também é verdade que não há contestação em relação ao valor acrescentado que as novas tecnologias representam como material complementar desse ensino. Nesta tese é dado um especial ênfase às tecnologias que utilizam imagens sintetizadas e/ou modelos baseados em gráficos tridimensionais para produzir gestualistas virtuais.
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