Sinalização vertical de informação em Bragança
   
Artigo de opinião
Publicado em 06/10/2015


(Original em PDF)

Uma das formas usadas para orientação dos diversos tipos de utilizadores nas circulações viárias, nomeadamente em meio urbano, é o uso de elementos de sinalização gráfica vertical em particular para informar sobre as direções disponíveis nos cruzamentos.

Mas devem ser atendidos certos critérios para a escolha dos tipos mais adequados a cada situação ou contexto.

Por exemplo, os grandes painéis situados nas proximidades dos cruzamentos, com função de pré-aviso, devem ser usados, entre outras finalidades, em caso de necessidade de pré-seleção de vias, devendo ser visíveis e interpretados com a devida antecedência, em andamento.

Mas a situação em Bragança sofre de múltiplas lacunas, nomeadamente em virtude de se ter apostado exclusivamente nesses painéis de pré-aviso gráficos verticais de informação de orientação, sem que se tenha em complemento usado os de repetição, ou setas de direção, em plenos cruzamentos, estes sim essenciais que nunca seriam de dispensar num qualquer sistema de informação.

É que os próprios condutores nem sempre lhes prestam a devida atenção a esses painéis, contando que nos cruzamentos exista a devida informação, e ainda em muitos casos esses painéis são ineficazes pelos mais diversos motivos dos quais apresento alguns exemplos ilustrados nas fotos.


1. Aqui a vegetação impede a observação atempada do sinal a maior parte do ano. Até a colocação em pórtico a nível superior em nada favoreceu.


2. Neste pórtico o painel da esquerda começou por conter uma seta que induzia em erro. Mas nesta versão também se mantém errada a colocação de uma seta, a indicar que a via da esquerda é a única que segue em direção ao centro, o que não é verdade. A solução aqui é até bastante simples.


3. Este painel começa por ser visível com a sobreposição de mais dois sinais, sendo deste ângulo ainda perturbada a sua legibilidade, como fica evidente. O próprio grafismo, com excessiva informação, também já está desatualizado.


4. Aqui aparece informação direcional claramente incorreta pois nem a viragem à esquerda é possível e a direção à direita apropriada não é a da primeira via que ali logo se encontra disponível.


5. Este é mais um painel inútil pois só é visível, devido à curva que o antecede, quando o condutor já está demasiado próximo e em posição inferior sem ângulo de visão.

Algumas das situações referidas repetem-se noutros sítios da cidade sendo assim necessário que se proceda à reformulação geral dessa sinalização por meio das diversas correções e dando-se prioridade à colocação da sinalização direcional de informação nos próprios cruzamentos.

É que se aos cidadãos de Bragança, naturais conhecedores das direções a tomar, em nada lhes perturbam estas anomalias e até nem as terão notado ainda, mas aos visitantes seguramente não deixará de causar os inerentes transtornos esta sinalização de informação tão deficiente.

In jornal "Nordeste" de 6 de outrubro de 2015
     
  Voltar à lista